O que fazemos

SCFV - Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV é um serviço realizado em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), atendendo crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, no turno complementar à escola, oportunizando um espaço de proteção, acolhida, convivência e fortalecimento de vínculos, visando a educação integral de cada um. O serviço oferecido contempla um olhar integral aos atendidos, disponibilizando alimentação, cuidados e orientações quanto à saúde e higiene pessoal, oficinas e atividades lúdico-pedagógicas nas áreas das artes, cultura, informática, educação ambiental, promoção da leitura, esportes, dança, canto coral, percussão, Karate, Taekwondo, brinquedoteca, jogos pedagógicos, entre outros, bem como momentos de formação para valores e o cultivo da espiritualidade. Essa diversidade de atividades e propostas educativas visa oportunizar um espaço dinâmico e alegre, de proteção e de educação, possibilitando a inclusão social e o crescimento integral dos educandos, através da valorização das capacidades e potencialidades.
Leia mais

Saf - Serviço de Atendimento à Família

O Serviço de Atendimento à Família é um projeto executado pelo CPIJ, em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) desde 2014. Esta proposta de serviço socioassistencial foi implementado na cidade de Porto Alegre a partir de 2011, tendo em vista a sua adequação ao Sistema Único de Assistência Social Básica, melhorando a distribuição territorial.
Dessa forma, o SAF tem como objetivo acolher e ofertar ações socioassistenciais às famílias em situação de vulnerabilidade social da região Restinga Velha, fortalecendo a função protetiva, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo acesso e usufruto de direitos, contribuindo na melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Leia mais

Projeto Educação Integral

O Projeto Educação Integral, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), atende crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, no contraturno escolar, visando apoiá-los em suas necessidades básicas e educacionais, reforçando e maximizando o aproveitamento escolar, através da expansão de ações, atividades e ambientes de aprendizagem. Aos educandos é oferecido um processo educativo que envolve alimentação, cuidados com higiene e saúde, e atividades nas áreas de esportes, artes, cultura, letramento e numeramento, buscando potencializar o desenvolvimento integral de cada um, por meio de espaços de interação, convivência e protagonismo. Além disso, durante todo o ano são organizados diversas atividades e eventos de inclusão social e protagonismo, como participação em apresentações, torneios, campeonatos, visitas a entidades e espaços culturais, promovendo e estimulando a socialização e a integração, ampliando assim o universo cultural e social dos educandos.
Leia mais

Educação Infantil

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o CPIJ atende mais de 180 crianças de 0 a 6 anos através da educação infantil, com estruturas no bairro Restinga - EEI Jesus Menino e no bairro Lami - EEI Nossa Senhora das Graças. Em ambos espaços é oferecido atendimento em turno integral, oportunizando um espaço lúdico de cuidado e educação, promovendo aprendizagens significativas através da articulação de seus saberes com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, em consonância com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Unido a todo trabalho pedagógico, é oferecido alimentação integral, cuidados na área da saúde, orientação psicológica às famílias e acompanhamento socioassistencial. Periodicamente são desenvolvidos projetos pedagógicos de acordo com as necessidades e interesses das crianças, sempre numa proposta lúdica capaz de envolver e gerar prazer e significado no universo infantil. A organização dos espaços das escolas também é aprimorada de forma processual, a partir dos projetos pedagógicos desenvolvidos, buscando construir conjuntamente ambientes acessíveis, criativos e que possibilitem diversos aprendizados e interações.

Cursos Profissionalizantes

O CPIJ oferece em sua sede cursos profissionalizantes realizados em parceria com o Ministério Público do Trabalho para o público jovem/adulto, a partir dos 17 anos. Atualmente, os cursos oferecidos são: Padaria e Confeitaria e Manutenção de Computadores e Instalação de Sistemas de Rede. Estes possibilitam novos aprendizados e melhores condições de emprego e renda, além de serem um estímulo ao empreendedorismo.