Pilares

Dentro da proposta pedagógica do CPIJ, considera-se como um dos elementos fundamentais em nossa atuação a relação de parceria, sintonia e complementariedade entre os diversos espaços vitais no cotidiano de cada educando - FAMÍLIA, ESCOLA, INSTITUIÇÃO E COMUNIDADE, entre os quais buscamos constantemente criar relações em vista de um processo de formação integral que proporcione um crescimento de todas as dimensões da pessoa humana.
 
Prioritariamente sempre respeitamos a responsabilidade da família no acompanhamento de seus filhos e filhas, esforçando-nos por manter contato permanente e por estar com as portas sempre abertas em vista de diálogos, encontros e momentos de reuniões com os pais e/ou responsáveis, a fim de unirmos forças nesse processo de formação integral.
No segundo momento, mas não menos importante, temos a prioridade do atendimento e das propostas educativas oferecidas pela escola. Nesse sentido, um dos critérios para o ingresso de um educando em nossa instituição é que este esteja matriculado e frequente na escola. Caso não esteja, o CPIJ orienta e incentiva a família a buscar a escola, a fim de garantir a sua vaga na instituição. Nesse sentido, nos propomos sempre a incentivar, apoiar e acompanhar o máximo possível o bom desempenho dos educandos no processo escolar, através do contato com as coordenações e setores de orientação de cada escola, especialmente quando houver maior necessidade em nível de aprendizagem e de comportamento.
 
O terceiro espaço é a instituição que, antes de tudo, busca ser um espaço de acolhida e proteção, onde os educandos possam elevar sua autoestima, criar outros vínculos de amizade, construir diferentes aprendizados, despertar para valores e atitudes de respeito e solidariedade diante dos outros e do mundo, bem como explorar as mais diversas habilidades e competências, reconhecendo e fortalecendo capacidades e talentos.
 
O quarto espaço, certamente o mais amplo e complexo de todos, é a comunidade, onde o educando pode vivenciar as mais diversas experiências, tanto positiva quanto negativamente. Assim, o CPIJ, em sua proposta de educação integral, visa estar em plena sintonia com os diversos espaços vitais de cada educando, aproximando-se da família e da escola, buscando também estar aberto à comunidade, percebendo suas necessidades e potencialidades. Dessa forma, desejamos que a relação entre estes diferentes espaços seja de complementariedade, sempre em vista do crescimento integral de cada educando, de suas famílias e de toda a comunidade.