Proposta Pedagógica

O CPIJ desenvolve sua proposta pedagógica fundamentando-se prioritariamente nos princípios da pedagogia calabriana, em consonância com os documentos orientadores para cada projeto e serviço oferecido, buscando sempre privilegiar o processo educativo de crescimento de cada educando que se dá no dia-a-dia, através do diálogo e da partilha de saberes, e da construção de habilidades, valores e atitudes positivas perante o outro, a sociedade e o mundo que o cerca.
 
Além da realização das propostas pedagógicas referentes a cada projeto ou serviço oferecido, a instituição também proporciona, sempre que necessário, um acompanhamento socioassistencial e psicológico aos beneficiários e seus familiares, visando um atendimento integral e integrador, a fim de possibilitar todas as condições necessárias ao desenvolvimento global de cada pessoa. Para tanto, realizam-se atividades e encaminhamentos periódicos na áreas da assistência social e da psicologia, bem contatos sistemáticos com os familiares e/ou responsáveis dos educandos(as), buscando um atendimento personalizado que seja verdadeiramente eficaz na transformação e crescimento de cada ser humano.
Dessa forma, nossa proposta pedagógica pretende oportunizar experiências e vivências que sejam verdadeiramente significativas para os educandos, oferecendo propostas diferenciadas que possam abranger todas as dimensões da pessoa humana. O desejo é proporcionar um processo de educação integral que ajude a formar seres humanos íntegros, conscientes, críticos e responsáveis diante dos outros, da sociedade e do planeta, estabelecendo relações saudáveis através do respeito mútuo e da acolhida ao diferente.
 
Sendo assim, ciente de que este é um grande desafio, a instituição busca estar sempre atenta e sensível diante das realidades, buscando inovar e criar novas propostas capazes de cativar e educar nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, que são o foco primordial do nosso trabalho, ou como afirmava nosso fundador São João Calábria, são "as pérolas da Obra".
 
"Convictos de que o bem dos jovens coincide com a formação total do 'homem novo', que exige o máximo desenvolvimento de suas capacidades humanas e aquisição gradual de uma fé profunda, sustentada por vida inspirada nos ensinamentos o Evangelho, o processo educativo deverá fundar-se sobre os critérios de eficácia, atualidade e coerência cristã". 
 
(São João Calábria - Nosso jeito de ser e de viver, 2010, p. 41).