Proposta Pedagógica

O CPIJ desenvolve sua proposta pedagógica fundamentando-se prioritariamente nos princípios da pedagogia calabriana, em consonância com os documentos orientadores para cada projeto e serviço oferecido, buscando sempre privilegiar o processo educativo de crescimento de cada educando que se dá no dia-a-dia, através do diálogo e da partilha de saberes, e da construção de habilidades, valores e atitudes positivas perante o outro, a sociedade e o mundo que o cerca.
 
Além da realização das propostas pedagógicas referentes a cada projeto ou serviço oferecido, a instituição também proporciona, sempre que necessário, um acompanhamento socioassistencial e psicológico aos beneficiários e seus familiares, visando um atendimento integral e integrador, a fim de possibilitar todas as condições necessárias ao desenvolvimento global de cada pessoa. Para tanto, realizam-se atividades e encaminhamentos periódicos na áreas da assistência social e da psicologia, bem contatos sistemáticos com os familiares e/ou responsáveis dos educandos(as), buscando um atendimento personalizado que seja verdadeiramente eficaz na transformação e crescimento de cada ser humano.
Leia mais

Pilares

Dentro da proposta pedagógica do CPIJ, considera-se como um dos elementos fundamentais em nossa atuação a relação de parceria, sintonia e complementariedade entre os diversos espaços vitais no cotidiano de cada educando - FAMÍLIA, ESCOLA, INSTITUIÇÃO E COMUNIDADE, entre os quais buscamos constantemente criar relações em vista de um processo de formação integral que proporcione um crescimento de todas as dimensões da pessoa humana.
 
Prioritariamente sempre respeitamos a responsabilidade da família no acompanhamento de seus filhos e filhas, esforçando-nos por manter contato permanente e por estar com as portas sempre abertas em vista de diálogos, encontros e momentos de reuniões com os pais e/ou responsáveis, a fim de unirmos forças nesse processo de formação integral.
Leia mais

Apoiadores

O CPIJ tem como mantenedor o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, que oferece respaldo administrativo, contábil e jurídico, bem como carismático. Conta com o apoio do poder público, através de convênios e parcerias em âmbito municipal, estadual e federal, além da colaboração de pessoas físicas e jurídicas através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). Conta também com a sensibilidade e apoio de benfeitores, que são todas aquelas pessoas (físicas e jurídicas) que nos ajudam de muitas maneiras (ver link "Como ajudar"), além da captação de recursos através da aprovação de projetos em diversos editais. E, por fim, conta com uma equipe de colaboradores diretos (funcionários) e indiretos (pais e /ou responsáveis, escolas, voluntários, paroquianos, etc.) que atuam no cotidiano da atividade.