Notícias

Calábria, CPIJ e Escolas Infantis formam a Rede Calábria

O Conselho Operacional do Calábria e CPIJ deliberou a respeito da criação Rede Calábria, que vai congregar todas as atividades desenvolvidas pelo Calábria, CPIJ e Escolas Infantis. A ação fortalecerá a identidade institucional e facilitará a gestão e condução das atividades.

"Além de estarmos interligados enquanto rede, vamos unificar o processo de comunicação, desenvolvimento institucional e engajamento para as causas pelas quais investimos forças, energias e podemos dizer que é nossa contribuição social" - Conselho Operacional.

Nova causa estratégica

A nova causa estratégica das atividades da Rede Calábria é Acolher Promovendo Vidas, ela é a expressão do Carisma Calabriano, que é a marca das atividades.

"Que estes elementos do DNA institucional possam estar vivos em cada colaborador para, juntos, transmitirmos aos outros, pois são valores que engrandecem as pessoas, dão significado e promovam a vida e a esperança" - Conselho Operacional.

Mudança nas mídias

Com o desenvolvimento da Rede Calábria as mídias serão unificadas. Com a página do Calábria como base, a nova página Rede Calábria vai incorporar publicações e notícias de todas as propostas no @redecalabria, assim como o Instagram @redecalabria.

Na segunda etapa, os sites também serão unificados no www.calabria.com.br , ainda sem data definitiva.

Tempo para refletir e mudar: a Obra é para os tempos atuais e especiais

Por Conselho Operacional

Desejamos compartilhar um pouco da história de 1914 a 1920 que Pe. Calábria enfrentou: grandes migrações, inflação alta, redução da produção de grãos, desvalorização de 40% dos salários, agravos fiscais, muitos homens cooptados para a primeira guerra mundial, várias mulheres tiveram que assumir os trabalhos nas propriedades rurais para garantir a sobrevivência da família, situações de desnutrição, protestos diante da difícil conjuntura, drama da pandemia "gripe espanhola", preços dispararam, Verona foi um epicentro da guerra devido ser base militar, perdas de alguns Religiosos (doenças, desistências...).

Durante a guerra a casa estava cheia de gente e com pessoal, materiais e alimentos escassos, grande insegurança, cidade sendo bombardeada com mortos, Calábria acusado e difamado de estar do lado dos inimigos, pois as bombas não atingiram sua casa, grande contágio de tuberculose e na casa São Benedetto 70 infectados pela gripe espanhola com algumas crianças e a religiosa, Lavínia Perez, mortas. No diário de Pe. Calábria no dia 30 de agosto de 1914, escreveu: "sinto a morte muito perto" (p. 17). Foi um período de sofrimento, dor e compaixão.

 Em 31 de janeiro de 1915, 5 meses depois, ele registrou: "esta é uma obra para tempos especiais" (pg. 18). Diariamente Ele pedia perdão, renovava a fé/confiança na Providência, mantinha viva a esperança e fazia o seguinte propósito: "hoje começo de novo!" Neste mesmo período Pe. Calábria escreveu as diretrizes e estrutura a Congregação.

Olhando para a história vivida por Pe. Calábria percebemos quão intensa e desafiadoras foram as várias experiências feitas nas diversas dimensões humanas. Embora envolto num emaranhado de acontecimentos difíceis e de risco de vida, sempre manteve a chama da fé e confiança acessas, inclusive se ocupando com as reais necessidades dos mais pobres e dando testemunho do amor e misericórdia de Deus.

CPIJ estreita laços familiares com o "Desafio CPIJ em casa"

No mês de maio, as unidades do CPIJ iniciaram projeto de estreitamento de laços e vínculos entre educandos, educadores e famílias com o CPIJ. A campanha foi iniciada com a reutilização de garrafas de suco a partir da produção de um jogo divertido e pedagógico, que estimula o raciocínio, coordenação motora e interação entre todos da família: o boliche matemático.

Leia mais

Cooperativa Santa Clara: Bem + que leite

Iniciativa da Cooperativa Santa Clara doa milhares de litros de leite para unidades do Calábria e CPIJ. O leite doado será utilizado para abastecimento de programas que seguem com atendimento como Casas lares de Idosos e Crianças, bem como na montagem dos kits de alimentos entregues às famílias atendidas. O espírito solidário dos associados da Cooperativa Santa Clara vai fazer a diferença na vida de diversas famílias atendidas pelo Calábria e CPIJ, que estão sofrendo com as consequências da pandemia.

A Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil e é também a primeira a conquistar a certificação ISO no Rio Grande do Sul, industrializando 750 mil litros de leite por dia, que resultam em uma linha de mais de 140 produtos, entre leite, queijos, bebidas lácteas, Temper Cheese, requeijão e outros derivados.

A campanha de doação de leite organizada pela Santa Clara ? responsável pela industrialização, envase e entrega do alimento ? e protagonizada por seus associados é totalmente espontânea. Desta forma, as doações são feitas se o produtor quiser e com o volume em litros que puder. Até o momento, com uma semana de arrecadação, a ação já soma mais de 30 mil litros de leite doados.

Como disse o fundador da Obra São João Calábria "Nada acontece por acaso. Tudo é dirigido pela infinita sabedoria, poder e bondade de Deus."
 

As ações solidárias calabrianas garantem assistência às famílias atendidas

Com a pandemia de Covid-19, Calábria e CPIJ unem esforços diários com parceiros como a Santa Clara, para apoiar e dar suporte as famílias atendidas e comunidades distribuídas em regiões onde há o atendimento de nossas atividades sociais, como bairro Restinga, Lami, Bom Jesus e Vila Gaúcha. Mais de 1000 famílias estão sendo beneficiadas com os kits que foram montadas com produtos de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis, distribuídos a cada 15 dias às famílias contempladas, para reabastecimento das dispensas em casa e oportunizando também a ampliação de famílias atendidas.
 

Doações fazem toda a diferença para quem mais precisa

Por isso a decisão é de não medir esforços e prestar atendimento às famílias e a comunidade com o que estiver ao alcance, no sentido de garantir o mínimo aos que mais precisam de apoio e amparo neste momento

"De nossa parte, trabalhemos, façamos como se tudo dependesse de nós e depois deixemos a Deus e à sua Providência." São João Calábria

Todo o suporte oferecido às famílias, só é possível graças a solidariedade de apoiadores diversos como empresas, pessoas físicas e órgãos do poder público. A partir da campanha Faça a Diferença, Calábria e CPIJ concentram esforços para conectar benfeitores com as pessoas que mais precisam de ajuda em relação a alimentos e produtos de higiene. As atividades identificaram mais de 1000 famílias em situação de vulnerabilidade que precisam de apoio.
 

A caridade é o amor em ação: ajude quem mais precisa

Nosso agradecimento especial a todos à Santa Clara e a todos os cooperados que participam desta campanha, ações solidarias como as que vocês promovem são fundamentais para FAZER A DIFERENÇA na vida de milhares de pessoas.Se você tem condições de contribuir entre em contato pelo (51)99983.1083 (falar com Vagner Ruivo). Se preferir, você pode acessar a página da campanha clicando neste link conteudo.calabria.com.br/facaadiferenca e preencha o formulário para que possamos entrar em contato.

View the embedded image gallery online at:
http://cpij.org.br/noticias#sigProId42b95483d8

Tampinha do Bem: Seja solidário, sua tampinha FAZ A DIFERENÇA

Sabe aquela tampinha plástica de refrigerante, suco e água, que você ignora e joga no lixo?Então, com esta tampinha você pode FAZER A DIFERENÇA e contribuir com as causas atendidas pelo Calábria e CPIJ.

A nova campanha do Calábria e CPIJ ?Tampinha do Bem? tem o objetivo de conscientizar e mobilizar toda a comunidade, famílias atendidas, beneficiários e colaboradores a contribuir para a arrecadação de fundos para projetos e programas através do recolhimento de tampinhas. Com isso proporciona-se sustentabilidade econômica, social e ambiental, instigando a consciência socioambiental, atingindo um engajamento maior da sociedade, que atua como protagonista desta mudança,a através do recolhimento das tampinhas. O projeto Tampinha Legal é a Economia Circular de forma prática, acontecendo todos os dias em todos os ambientes: casas, comércio, órgãos públicos e empresas. Todos estão engajados no mesmo propósito e fazendo tudo em sincronia em prol de objetivos conjuntos.

View the embedded image gallery online at:
http://cpij.org.br/noticias#sigProId28aaba2d72

Faça a diferença você também

?Tampinha do Bem? faz parte da um projeto nacional chamado ?Tampinha Legal?, que surgiu no Rio Grande do Sul, com iniciativa das empresas que produzem embalagens e itens de plástico. Além de se tratar de um projeto social que contribui com 250 entidades sociais e instituições do terceiro setor, retira as tampas que, supostamente, seriam descartadas de maneira irregular, seja no aterro sanitário ou no meio ambiente. Tendo como propósito incentivar a coleta de tampas de plástico (PET, shampoo, esmalte, detergente, desodorante, pasta de dente, tampinhas das caixas de leite e suco) com foco na reciclagem e sustentabilidade, e de quebra ainda contribuir para causas sociais de entidades e instituições.

As tampinhas são separadas por cores e, em seguida, são levadas para a empresa recicladora que repassa o dinheiro para a entidade. A tampa passará por todo o processo de reciclagem e essa tampinha vai voltar a ser tampinha novamente. As tampas são separadas por cores devido a isso, pois, caso elas sejam misturadas e o reciclador utilizar misturando as cores, essas tampas, provavelmente, serão transformadas em sacos de lixos recicláveis ou outros produtos reciclados sem tanto apresso ao ser reinserido no mercado.

O projeto ?Tampinha Legal?

Lançado em 2016, o ?Tampinha Legal? é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina. As instituições assistenciais cadastradas no programa recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto SustenPlást, e já alcançou a incrível marca de 400 toneladas de tampas plásticas recolhidas. Ao todo, mais de 240 entidades assistenciais participam do processo de recolhimento do material nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.

Quem tiver interesse de conhecer mais sobre o projeto nacional clique aqui.

Ações socioambientais

O Calábria e o CPIJ em seus históricos de  atuação educacional, assistência social e acolhimento institucional de pessoas em situação de vulnerabilidade, trabalha de forma intensa com seus beneficiários e colaboradores uma política ambiental com caráter ético, conservacionista, colocando o ser humano como parte integrante de um ecossistema, que possui responsabilidades fundamentais na qualidade ambiental.

A campanha é mais uma alternativa das atividades na busca de recursos financeiros livres, ou seja, que não estão exclusivamente atrelados a determinado projeto. Essa renda pode ser empregada em outros centros de custos, como investimento em manutenção e melhoria de infraestrutura do complexo, bem como pagamento da folha salarial e etc. O benefício econômico é considerado muito importante para manutenção das atividades, além disso acreditamos através da campanha ?Tampinha do bem? conscientizar e educar, principalmente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Onde entregar?

As entregas podem ser feitas em nossos pontos de coleta nas escolinhas infantis, nas unidades do Calábria e CPIJ e nas próprias sedes Calábria e CPIJ:

Centro de Educação São João Calábria
Estrada Aracajú, 650 ? Bairro Vila Nova ? Porto Alegre/RS
Centro de Promoção da Infância e da Juventude
Rua Mississipi, 130 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Unidade Francisco Cipriani
Rua Alvaro Defini, 350 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Unidade Santa Terezinha
Rua Adão Bendito Lopes Brandão, 469 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Núcleo São João Calábria
Rua São João Calábria, 51 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima
Rua Arnaldo Antônio Portalupi, 227 ? Vila Mato Sampaio/Bom Jesus ? Porto Alegre/RS
EEI Jesus Menino
Rua C, 4 ? Bairro Vila Castelo ? Porto Alegre/RS
EEI Eni Medeiros
Rua Atílio Bilibio, 261 ? Bairro Jardim Carvalho ? Porto Alegre/RS
EEI Dom Dadeus Grings
Beco da Vitória, 1460 ? Bairro Lajeado ? Porto Alegre/RS
EEI Nossa Senhora das Graças
Estrada Otaviano José Pinto, Rua 2A, 21 ? Bairro Lami ? Porto Alegre/RS
EEI Vila Gaúcha
Rua Dona Maria, 50 ? Bairro Morro Santa Tereza ? Porto Alegre/RS
EEI Tia Beth
Rua 24-7, 125 ? Bom Jesus ? Porto Alegre/RS
EEI Capela Navegantes
Av. Guaiba, 3955 ? Bairro Vila Assução ? Porto Alegre/RS

Calábria e CPIJ seguem com atividades essenciais de apoio às comunidades

Sensíveis a atual realidade de grande parte da comunidade, famílias e dos próprios beneficiários envolvidos nas atividades e projetos sociais, o Calábria e CPIJ mantém as portas abertas das suas unidades com equipes estratégicas em sintonia com as orientações oficiais e cuidados de saúde demandados pelos órgãos da administração pública.

Assim, readequadas ao cenário atual e tomando todas as medidas de prevenção para minimizar os impactos do COVID-19, as Casas do CPIJ e Calábria traçam planos para acolher e atender as necessidades da comunidade.

Algumas das principais ações envolvem orientação sobre saúde e higiene, organização de diversas frentes solidárias e distribuição de kits alimentares. Ao todo, mais de 40 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza já foram entregues .

O fundador da Obra São João Calábria acreditava que as unidades deveriam se chamar Casas, em eterna lembrança ao propósito de acolhida, fraternidade e amor, próprios do carisma calabriano, nato a todas as atividades e projetos.

Parte das atividades seguem pausadas

Parte das atividades e projetos sociais do Calábria e CPIJ, como a Educação Infantil, Construindo Futuros e o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, seguem com atividades suspensas, conforme decreto 20.502, de 17 de março de 2020

As atividades como o acolhimento institucional (Casas-lares de Idosos e Crianças), atendimento às famílias e pessoas em situação de rua como o programa Serviço de Atendimento às Famílias e projeto de abordagem social Ação Rua, respectivamente, não tiveram interrupção. Programas e atividades de média e alta complexidade da assistência social continuam prestando atendimentos em vista a garantir direitos e proteção social.

A Obra é para os tempos atuais: carisma e solidariedade fortalecidos na crise

carisma calabriano e o espírito de solidariedade nunca estiveram tão fortalecidos para renovar a esperança daqueles que mais necessitam. Por isso a decisão é de não medir esforços e prestar atendimento às famílias e a comunidade com o que estiver ao alcance, no sentido de garantir o mínimo aos que mais precisam de apoio e amparo. Como disse o fundador da Obra São João Calábria ?nós precisamos ir aonde humanamente não a nada a se esperar?.

?É necessária a virtude da caridade. Amemo-nos no Senhor, saibamos ter compaixão uns dos outros, sejamos generosos em suportar e em esquecer tantas pequenas coisas que frequentemente ameaçam minar essa bela virtude, que, aliás, é a rainha de todas as Virtudes.?
São João Calábria

Frentes solidárias renovam a esperança e garantem assistência à comunidade e às famílias

Dentre as diversas ações realizadas com o apoio de parceiros públicos e privados, destacam-se as entregas de kits de alimentos pelo CPIJ e Calábria às famílias atendidas.  Junto com os kits recebem um informativo desenvolvido pelos colaboradores com receitas econômicas para um melhor aproveitamento dos alimentos que foram recebidos e dicas de prevenção contra o Covid-19.É importante citar também a atenção e cuidado às necessidades da comunidade como um todo. Na Unidade Francisco Cipriani (Restinga), por exemplo, existe a possibilidade de beneficiários que precisam ter aulas online, pesquisas ou acesso à internet para benefícios do governo possam utilizar o laboratório de informática, que está adaptado para garantir segurança e saúde.

A caridade é o amor em ação: ajude quem mais precisa

Em conjunto com parcerias públicas, privadas e pessoas físicas Calábria e CPIJ atuam no sentido de garantir medidas de cuidados integrais das populações mais vulneráveis, com promoção dos direitos à proteção social e ampliação do bem-estar das famílias atendidas, dos beneficiários e da comunidade.

Tudo possível graças as redes de solidariedades como a organizada pela campanha Faça a Diferença, que tem como objetivo arrecadar doações para distribuir nas comunidades onde nossos projetos estão inseridos, tais como no bairro Restinga, Lami, Bom Jesus, Nonoai e Vila Gaúcha.

O suporte oferecido às famílias, mesmo com a interrupção de projetos sociais, só é possível graças a solidariedade de apoiadores diversos como empresas, pessoas físicas e poder público.

Todo o apoio é fundamental, FAÇA A DIFERENÇA na vida de milhares de pessoas

Se você tem condições de contribuir entre em contato pelo (51)99983.1083 (falar com Vagner Ruivo). Se preferir, você pode acessar a página da campanha clicando neste link conteudo.calabria.com.br/facaadiferenca e preencha o formulário para que possamos entrar em contato.

View the embedded image gallery online at:
http://cpij.org.br/noticias#sigProIddfead062c7

CPIJ e Calábria distribuiem mais de 40 toneladas de alimentos

Desde o início da quarentena, Calábria e CPIJ unem esforços solidários com parceiros públicos, privados e pessoas físicas para apoiar e dar suporte a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Mesmo com boa parte dos projetos sociais pausados, o jeito de ser e viver o carisma calabriano de caridade nunca esteve tão fortalecido para abastecer de esperança e auxilio quem mais precisa nestes dias difíceis."Quem se dedica aos mais necessitados experimenta o céu aqui na terra" S.J. Calábria.

 

Leia mais

O Hospital Divina Providência precisa de doações

Com o grande número de novos pacientes precisando de atendimento, o hospital precisa de diversos materiais para conseguir atendê-los. Para ajudá-los, criamos uma página específica para arrecadarmos doações para ajudar o Hospital Divina Providência para que continuem salvando vidas.

Leia mais

Atividades calabrianas promovem encontro nacional de pastorais

No último dia dia 17, colaboradores da Equipe de Pastoral do Calábria e CPIJ participaram do Encontro Nacional das Pastorais Calabrianas. Um momento muito especial de partilha e conhecimento mútuo entre as diversas unidades de todo o Brasil. Devido a impossibilidade da realização do encontro presencial, agendado para dias 16 e 17 de abril, o encontro aconteceu via videoconferência, na qual cada Unidade apresentou suas experiências, projetos e ações pastorais.

Leia mais

Ação-rua Calábria segue com abordagens ao público atendido

A abordagem é o primeiro momento de encontro entre a equipe e as pessoas em situação de rua do território ou crianças e adolescentes em trabalho infantil. É uma aproximação onde, através de uma escuta atenta, se prioriza conhecer a história de cada pessoa, seus trajetos, identificar suas vulnerabilidades e riscos, construir vínculos e pensar, em conjunto com a pessoa atendida, alternativas para saída dessa situação de violação de direitos.

Leia mais

Ação-rua do Calábria mantém atendimento às famílias

A Equipe Ação-rua Calábria mantém os atendimentos às famílias, trabalhando na garantia da segurança alimentar, prevenção e enfrentamento à pandemia. Com um trabalho de integração entre o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema Único de Saúde, a Equipe Ação Rua Calábria trabalha no sentido de garantir as medidas de cuidados integrais das populações mais vulneráveis, garantindo os direitos à proteção social e ampliação do bem-estar das famílias atendidas. 

Leia mais

Calábria e CPIJ lançam relatório de atividades 2019

É com satisfação que Calábria e CPIJ anunciam o lançamento do relatório de atividades de 2019. Este ano o relatório está disponível de forma totalmente digital e traz muitas novidades de layout e informações realmente impactantes das atividades realizadas durante o ano de 2019.

Leia mais

CPIJ e Calábria investem em sistema de trabalho Home Office durante quarentena

CPIJ e Calábria investem em sistema de trabalho Home Office durante quarentena

Colaboradores do Calábria e CPIJ de diversos setores estão atuando com organização de trabalho Home Office ? termo em inglês para ?escritório em casa? - desde o início da quarentena. A ação visa garantir saúde dos colaboradores e atendidos e está em sintonia com determinações de órgãos da saúde e das parcerias públicas: Orientação das atividades do Calábria e CPIJ em março.

A educadora Katiane, da Unidade Francisco Cipriani, comenta que está conseguindo se organizar e adaptar de forma produtiva na realização do que foi proposto. ?Estou realizando leitura de livros, organização de atividades e planejamentos. É algo novo, mas está sendo um momento de colocar em dia demandas do trabalho?, comenta.

Já o educador Anderson, também do Cipriani, parece sintetizar o sentimento de todos ao dizer que preferiria estar trabalhando com as crianças. ?Estou em adaptação. Produzindo materiais, planejamentos... No entanto, acho que todos preferiríamos estar atuando direto com as crianças?, relata o educador que ministra atividades de capoeira e música no Cipri.

Leia mais

CPIJ convida para o VII Jantar Solidário

Convidamos todos para o VII Jantar Solidário. Este ano a temática é a culinária Armênia. O jantar beneficente vai contemplar as atividades do CPIJ e do CIJ Monteiro Lobato. Hora de mostrar que o tempero mais saboroso é a solidariedade.

Leia mais

Educandos visitam a Fazenda Quinta da Estância

Os educandos dos turnos manhã e tarde, participaram da saída pedagógica acompanhados pelos educadores Cristian e Hernesto, a coordenadora do projeto Juliana e o auxiliar de cozinha Alessandro.A ?Fazenda Quinta da Estância?, localizada no município de Viamão, proporciona momentos de integração com muita diversão e aprendizagem.


A Quinta da Estância é um local conhecido pela sua beleza e estrutura física que propicia atividades educativas em grupo com oportunidade de se desafiarem através da prática do arvorismo levando-os ao autoconhecimento de seus limites.

Os educandos tiveram contatos direto com animais domésticos de fazenda passando pelo projeto Fazendinha, viram cabras, pôneis, coelhos, porcos, cavalos, avestruz, mini touro, porcos da índia, galinhas e muito mais.

Viram de perto e puderam tocar em uma cobra que vive em milharais e que não é venenosa. Brincaram na pracinha temática. Realizaram trilha ecológica e andaram de trator. Visitaram o Viveiro de Imersão no qual tiveram contato com animais como tucanos, araras, papagaios, jabutis... Realizaram a bateria de esportes radicais com diversos desafios: falsa baiana, Ponte suspensa, estribos, rede de cordas, entre outros. Jogaram futbarro e tomaram banho de açude.

O almoço foi produzido pelo nosso auxiliar de cozinha Alessandro que preparou um delicioso salchipão. Durante o dia foi possível ouvir muitos elogios sobre a saída, os educandos estavam encantados com todas as vivências. No final da tarde, os educandos estavam exaustos e aproveitaram o retorno para tirar um cochilo. Vale salientar que o passeio foi gratuito graças ao contato realizado pelo educador Cristian que também trabalha como monitor na fazenda Quinta da Estância.

 

Educandos realizam show de talentos no Santa Teresinha

Uma das atividades destaque realizadas pelos educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no decurso de janeiro, foi o The Voice Santa, baseado no programa de televisão The Voice. Nesta ocasião os educandos escolheram três jurados que se colocaram de costas para o palco improvisado, logo os demais participantes foram se colocando, um a um exibindo suas canções e buscando aprovação do júri.

Leia mais

Arte com massinha na Unidade Santa Teresinha

  Uma das atividades destaque do mês de janeiro foi a "Arte com Massinha", sendo que nesta atividade os educandos foram reunidos em grupos de quatro a seis colegas, onde tiveram a tarefa de responder a seguinte pergunta: "Porque a vida é uma festa?". A respostas veio a partir das produções com massinhas de modelar. Tal pergunta veio a partir do filme "Viva a vida é uma festa", utilizado como abertura da colônia de férias 2020.

Leia mais

Educadores participam do Desafio Tool Box 360º na educação

Educadores do Calábria e CPIJ participaram de uma formação diferenciada nesta sexta-feira. Reunidos no Salão de Atos do Calábria, no bairro Vila Nova, profissionais de ambas as atividades foram envolvidos no Desafio Tool Box 360º aplicado na educação. O mediador da proposta foi o professor da PUC Jorge Audy.

Leia mais

Calábria, CPIJ e Cybersul celebram novo ano de parceria

O diretor-geral do Calábria e CPIJ Pe. João Pilotti e o coordenador do setor de mobilização de recursos Vagner Ruivo realizaram visita ao Grupo Cybersul para fidelizar parceria e entregar edição do livro Gotas de Espiritualidade e Retornemos ao Evangelho. Os títulos fazem parte do acervo de preservação e promoção da cultura calabriana. No local, foram acolhidos pelo fundador e proprietário da empresa de tecnologia Sr. Domingos Waller.

Leia mais

Ciência, integração e atividades de verão animam o CPIJ

5, 4, 3, 2, 1?! Esse foi o grito entoado pelos educandos das turmas Harmonia e Respeito em uma das atividades mais esperadas por eles: o lançamento de um foguete. Em um dia quente do mês de janeiro, educadores e educandos foram até a área externa da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia para realizar o lançamento dos foguetes de garrafa.

Leia mais

Serenidade e organização caracterizam a Unidade Francisco Cipriani

Uma marca comum no depoimento de profissionais e educandos: serenidade e organização. Com mais de 220 atendimentos e 12 colaboradores, a Unidade Francisco Cipriani foi fundada em 2002 a partir de iniciativa de missionários benfeitores italianos Sommacampagna. O nome da atividade é uma homenagem a um dos missionários.

O local exala espiritualidade e não é para menos, pois na frente há a Capela Sagrado Coração de Jesus, que recebe fiéis da comunidade. A unidade está localizada no bairro Restinga Nova e sua história reserva muitas melhorias e atualizações.

Leia mais

Atividades esportivas no Projeto Verão do CPIJ

Os educandos do Trabalho Educativo, CPIJ, estão se organizando para os jogos de competição do projeto verão. Estes jogos incluem vários torneios de futebol, vôlei, fla-flu e também jogos online. Mas para este momento, os educandos estão se organizando em equipes e criando a própria identidade do grupo. 

Leia mais

Congregação Pobres Servos realiza Assembleia Pré-capitular

Nos últimos dias 10 e 11 de janeiro, religiosos e leigos calabrianos reuniram-se no Seminário Apostólico de Farroupilha ? RS para a Assembleia Pré-Capitular. O trabalho iniciou quando a comissão, formada no Brasil (Delegação Nossa Senhora Aparecida), lançou o questionário pré-capitular em agosto de 2019 contendo perguntas e respostas.

Leia mais

Educação ambiental com exploração, arte e diversão

Nas atividades diferenciadas de verão os educandos dos projetos sociais do CPIJ puderam exercitar a criatividade e se divertir muito com uma proposta de educação ambiental de exploração da flora local da instituição e arredores. Os jovens conheceram folhas de árvores que não são nativas do país. Com esse viés, a educadora abordou como espécies de animais e flora chegam ao Brasil através de imigrantes.

Leia mais

Formação para colaboradores traz integração, visão 2020 e metodologias de planejamento

Essa sexta-feira brindou os colaboradores do CPIJ com formação de integração e atividades de reconhecimento da Obra calabriana no mundo e o aprendizado de novas técnicas de metodologia de planejamento.

O primeiro momento do encontro contou com dinâmica para conhecer novos colegas e promover integração entre os demais. Além da partilha de desejos, sonhos e metas para o ano de 2020. A atividade seguiu com a exibição do vídeo do balanço social da Congregação Pobres Servos no mundo. As informações apresentadas fomentaram roda de conversa sobre fatos que emocionam e engajam a todos nas atividades calabrianas.

Leia mais

Educandos da padaria do CPIJ aprendem a produzir minitortas

Minitortas são receitas altamente lucrativas, que necessitam de pouco investimento e garantem um retorno muito interessante. Existem diversos estabelecimentos se qualificando na produção de minitortas, franquias se consolidando em diversos pontos da cidade e se tornando uma boa opção para iniciantes no ramo culinário.

Leia mais

Educação Integral aposta em atividades de promoção da Diversidade Cultural

No mês em que se pensa e se promove a diversidade cultural nas atividades, os educandos foram instigados a refletir e propor ideias para a realização de atividades de integração e promoção de valores positivos.Em vista do mês natalino, os jovens da turma Determinação do Educação Integral tiveram a ideia de produzir diversos cartões de natal. Com os materiais em mãos, distribuíram para colaboradores do CPIJ e amigos e familiares.

Leia mais

Alegria e emoção na formatura das escolas infantis do CPIJ

O novo ano chega com alegria e novas perspectivas para os mais de 100 formados e pais e responsáveis das sete escolas de educação infantil do CPIJ. Mesmo distribuídas pelas diversas regiões de Porto Alegre, emoção e alegria foram sentimentos marcantes e comuns nos olhares e expressões de familiares e educadores.

Leia mais

Trabalho Educativo realização ação solidária com idosos

 Os educandos do Trabalho Educativo/CPIJ realizaram um natal solidário na Casa-lar do Idoso e no Centro do Idoso. Neste dia, os jovens levaram atividades como pintar mandalas, jogos de tabuleiro e baralho. Eles foram protagonistas de todas as atividades, mostrando comprometimento com a nossa principal proposta: ter um dia de doação.

Leia mais

Educandos do CPIJ participam de performance de poesia

Educandos do projeto Trabalho Educativo da Unidade Francisco Cipriani e CPIJ tiveram a oportunidade de participar de uma Apresentação e Interação de iniciativa Poética de representantes do grupo (Uni) Verso (Aquino e Barth Vieira) que utilizam uma linguagem própria e a realidade vivenciada pelos adolescentes para abordar diversos assuntos através da poesia. Os educandos também foram motivados a demonstrar seus talentos através de batalhas de rimas e leitura de Poesias.

Leia mais

São João Calábria aposta na natureza para a educação ambiental

Educandos do Núcleo São João Calábria do CPIJ investiram no último mês em educação ambiental a partir do contato com a natureza. Educadores e educandos refletiram sobre como é possível criar brinquedos e brincadeiras a partir de elementos naturais, como pedras, gravetos, galhos e folhas. As atividades desenvolveram construção de esculturas, jogos da velha e quadros. Além de estimular a criatividade, também puderam classificar, quantificar e ordenar utilizando o raciocínio lógico-matemático.

Leia mais

Escolas Infantis realizam mostra pedagógica cultural

As sete escolas de educação infantil do CPIJ investiram durante o mês em cultura e novas experiências nas suas unidades. Educandos e educadores uniram esforços para reproduzir em artesanato e produções das crianças a cultura de diversas regiões do país, cidades e países do mundo.

Leia mais

VAGAS | CPIJ amplia equipe de educadores

O CPIJ atua a 43 anos na promoção humana, educação e assistência social, desenvolvendo metodologias pedagógicas modernas e inovadoras com seus beneficiários. Se você se identifica com um ambiente de trabalho criativo, colaborativo e com muitos desafios, conheça mais das nossas atividade no site https://www.cpij.org.br/, e candita-se a essa vaga:
 
Leia mais

Jornal: a instituição através do olhar dos educandos

Educandos do projeto educação integral tiveram o grande desafio em redigir um jornal do CPIJ, com notícias, entrevistas, ilustrações realizadas de forma totalmente artesanal. O educador apresentou aos educandos todos os passos necessários para a elaboração de um jornal, criaram pautas, realizaram reuniões criaram grupos de discussão e saíram a campo para colher informações para o impresso.

Leia mais

Confeitaria do CPIJ trabalha com a modalidade de bolo artístico

Os educandos do projeto construindo futuros iniciaram uma nova etapa em sua formação. Trabalhando com toda a fundamentação da área de confeitaria, os educandos iniciaram uma modalidade desafiadora: bolos artísticos. O bolo artístico desafia o profissional, pois deve obedecer algumas especificidades, ter a textura adequada, caso seja necessário trabalhar com diversas camadas.

Leia mais

112 anos da Obra Calabriana | Artigo

Há 112 anos, no dia 26 de novembro de 1907, iniciava a Obra em sua primeira casa, chamada a casa "Bouni Fanciulli". A "Casa dos Bons Meninos" iniciou com cerca de 20 meninos, o Pe. Calábria, Pe. Deodaro, Ir. Francisco Perez, o ainda jovem Luís Adami, que depois veio a se tornar o primeiro padre formado na Obra. Foi um início de muita simplicidade e pequenez, mas com o grande objetivo de fazer o bem àqueles que mais necessitavam. Como é a semente do Reino de Deus, que inicia de forma humilde e singela, mas toma proporções maravilhosas se bem cuidada.

Leia mais

Partilha e emoção marcam encontro Rede do Bem do Calábria e CPIJ

O último dia 12 foi marcado pela primeira edição do encontro de apoiadores do Calábria e CPIJ Rede do Bem no Salão de Atos do Calábria. Emoção, partilha e integração foram elementos que deram o tom do evento, que contou com mais de 60 pessoas. A iniciativa visou reconhecer e agradecer o incentivo de parceiros, físicos e jurídicos, voluntários e doações de benfeitores, que colaboram com o projeto coletivo de transformação social desenvolvido pelas atividades.

Leia mais

Chá com poesia no Santa Teresinha

Educandos da Unidade de Atendimento Santa Teresinha desenvolveram o Projeto "chá com Poesia". A turma do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos propôs o reconhecimento e leitura de diversos textos do gênero que dá nome a atividade.

Leia mais

Linguagem de libras é tema em atividades do Cipriani

Outubro é o mês de trabalhar a inteligência linguística no CPIJ. A Unidade Cipriani investiu na linguagem de libras para inspirar os educandos a desenvolver outras formas de interação e comunicação. O projeto Educação Integral diferenciou diferentes situações de comunicação e aprenderam diversas letras e técnicas da língua brasileira de sinais.

Leia mais

Missão calabriana é tema de formação nas escolas infantis

Em outubro a equipe de pastoral realizou encontros de formação com as colaboradoras das 7 escolas infantis, abordando o tema Missão Calabriana: semear e confiar. A proposta teve início com uma breve encenação da Parábola do Semeador, seguida de partilhas e reflexões, relacionando a parábola com a vida e com o agir educativo, focando especialmente nos fundamentos e horizontes da Pedagogia Calabriana.

Leia mais

Polícia Civil celebra o mês das Crianças na Escola Eni Medeiros

A Academia de Polícia (Acadepol), juntamente com as escolas da SUSEPE e do Instituto Geral de Perícias (IGP), receberam crianças da Creche Comunitária Eni Medeiros para uma tarde recreativa em comemoração ao Dia das Crianças.Cerca de 60 crianças, entre as idades de 3 e 6 anos, foram levadas pelos policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) até a Academia Civil Integrada da Segurança Pública (ACISP) no ônibus da Polícia Civil, acompanhadas das professoras e da Coordenadora Patrícia Sanhudo.

Leia mais

XVI Encontro Nacional de Gestores Calabrianos promove imersão no carisma da Obra

Cerca de 90km entre Porto Alegre e Farroupilha separavam a ansiedade da reportagem em conhecer o Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e participar da XVI Encontro Nacional de Gestores Calabrianos.  Na chegada à Serra Gaúcha na tarde do dia 16, uma neblina densa poucas vezes vista parecia anunciar o que seria um período diferenciado: uma imersão completa no carisma da Obra.

Leia mais

Celebrando a vida de São João Calábria

8 DE OUTUBRO - DIA DO SEU NASCIMENTO

No dia 8 de outubro de 1873, nas periferias de Verona, nascia o pequeno João Orestes Maria Calábria, assim era seu nome de batismo. Nascido em uma família pobre, desde pequeno passou por inúmeras provações e dificuldades: fome, frio, doenças... Ainda adolescente sofre com a morte de seu pai e de outros irmãos mais novos, consequências da pobreza, da falta de uma alimentação digna, falta de acesso à meios de saúde, etc.

Leia mais

CPIJ realiza graduação de dezenas de crianças do caratê

Nem a fortíssima chuva que caia na Restinga no último sábado (05) foi o bastante para desanimar as mais de 200 pessoas que prestigiaram a mudança de faixa dos jovens do caratê da instituição. 76 crianças fizeram o teste de graduação para mudar de categoria na modalidade. Destes, 9 foram da amarela para a vermelha e dois da vermelha para a laranja.

Leia mais

Crianças da Capela Navegantes visitam o Museu de Ciências da PUC

Crianças do maternal 2 e do jardim A1 visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC. A atividade é um momento superespecial, pois é a primeira vez que os educandos visitam o espaço. A turma maternal 2, por exemplo, trabalhou a vida dos insetos no último mês. Com a visita, puderam ver uma série de animais e biomas referentes aos insetos no museu.

Leia mais

CPIJ e Calábria recebem visita de calabrianos da Itália

Atividades do CPIJ e Calábria receberam a ilustre visita dos italianos da Obra Calabriana Matteo Cavejari (2º da esquerda para a direita*) e Giovanni Fabris (3º*). O primeiro é responsável geral pela comunicação PSDP e o segundo é membro do escritório do Conselho-geral da Obra no mundo e atua na atividade Onlus Dom Calábria, que é responsável por captação e distribuição de recursos para as delegações calabriana.

Leia mais

Ritmo coreano Kpop é novidade no CPIJ

Educandos do CPIJ puderam prestigiar atividade de dança com a voluntária Júlia Kosioski, do grupo Hexaone Dance Team, que trouxe a temática do ritmo coreano Kpop. O Kpop é um tipo de dança com bastante energia e coreografias diferenciadas que é febre entre os jovens. Em um primeiro momento, Júlia apresentação o grupo de dança e estabeleceu uma conversa sobre o ritmo coreano.

Leia mais