Tampinha do Bem: Seja solidário, sua tampinha FAZ A DIFERENÇA

Sabe aquela tampinha plástica de refrigerante, suco e água, que você ignora e joga no lixo?Então, com esta tampinha você pode FAZER A DIFERENÇA e contribuir com as causas atendidas pelo Calábria e CPIJ.

A nova campanha do Calábria e CPIJ ?Tampinha do Bem? tem o objetivo de conscientizar e mobilizar toda a comunidade, famílias atendidas, beneficiários e colaboradores a contribuir para a arrecadação de fundos para projetos e programas através do recolhimento de tampinhas. Com isso proporciona-se sustentabilidade econômica, social e ambiental, instigando a consciência socioambiental, atingindo um engajamento maior da sociedade, que atua como protagonista desta mudança,a através do recolhimento das tampinhas. O projeto Tampinha Legal é a Economia Circular de forma prática, acontecendo todos os dias em todos os ambientes: casas, comércio, órgãos públicos e empresas. Todos estão engajados no mesmo propósito e fazendo tudo em sincronia em prol de objetivos conjuntos.

Faça a diferença você também

?Tampinha do Bem? faz parte da um projeto nacional chamado ?Tampinha Legal?, que surgiu no Rio Grande do Sul, com iniciativa das empresas que produzem embalagens e itens de plástico. Além de se tratar de um projeto social que contribui com 250 entidades sociais e instituições do terceiro setor, retira as tampas que, supostamente, seriam descartadas de maneira irregular, seja no aterro sanitário ou no meio ambiente. Tendo como propósito incentivar a coleta de tampas de plástico (PET, shampoo, esmalte, detergente, desodorante, pasta de dente, tampinhas das caixas de leite e suco) com foco na reciclagem e sustentabilidade, e de quebra ainda contribuir para causas sociais de entidades e instituições.

As tampinhas são separadas por cores e, em seguida, são levadas para a empresa recicladora que repassa o dinheiro para a entidade. A tampa passará por todo o processo de reciclagem e essa tampinha vai voltar a ser tampinha novamente. As tampas são separadas por cores devido a isso, pois, caso elas sejam misturadas e o reciclador utilizar misturando as cores, essas tampas, provavelmente, serão transformadas em sacos de lixos recicláveis ou outros produtos reciclados sem tanto apresso ao ser reinserido no mercado.

O projeto ?Tampinha Legal?

Lançado em 2016, o ?Tampinha Legal? é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina. As instituições assistenciais cadastradas no programa recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto SustenPlást, e já alcançou a incrível marca de 400 toneladas de tampas plásticas recolhidas. Ao todo, mais de 240 entidades assistenciais participam do processo de recolhimento do material nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.

Quem tiver interesse de conhecer mais sobre o projeto nacional clique aqui.

Ações socioambientais

O Calábria e o CPIJ em seus históricos de  atuação educacional, assistência social e acolhimento institucional de pessoas em situação de vulnerabilidade, trabalha de forma intensa com seus beneficiários e colaboradores uma política ambiental com caráter ético, conservacionista, colocando o ser humano como parte integrante de um ecossistema, que possui responsabilidades fundamentais na qualidade ambiental.

A campanha é mais uma alternativa das atividades na busca de recursos financeiros livres, ou seja, que não estão exclusivamente atrelados a determinado projeto. Essa renda pode ser empregada em outros centros de custos, como investimento em manutenção e melhoria de infraestrutura do complexo, bem como pagamento da folha salarial e etc. O benefício econômico é considerado muito importante para manutenção das atividades, além disso acreditamos através da campanha ?Tampinha do bem? conscientizar e educar, principalmente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Onde entregar?

As entregas podem ser feitas em nossos pontos de coleta nas escolinhas infantis, nas unidades do Calábria e CPIJ e nas próprias sedes Calábria e CPIJ:

Centro de Educação São João Calábria
Estrada Aracajú, 650 ? Bairro Vila Nova ? Porto Alegre/RS
Centro de Promoção da Infância e da Juventude
Rua Mississipi, 130 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Unidade Francisco Cipriani
Rua Alvaro Defini, 350 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Unidade Santa Terezinha
Rua Adão Bendito Lopes Brandão, 469 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Núcleo São João Calábria
Rua São João Calábria, 51 ? Bairro Restinga ? Porto Alegre/RS
Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima
Rua Arnaldo Antônio Portalupi, 227 ? Vila Mato Sampaio/Bom Jesus ? Porto Alegre/RS
EEI Jesus Menino
Rua C, 4 ? Bairro Vila Castelo ? Porto Alegre/RS
EEI Eni Medeiros
Rua Atílio Bilibio, 261 ? Bairro Jardim Carvalho ? Porto Alegre/RS
EEI Dom Dadeus Grings
Beco da Vitória, 1460 ? Bairro Lajeado ? Porto Alegre/RS
EEI Nossa Senhora das Graças
Estrada Otaviano José Pinto, Rua 2A, 21 ? Bairro Lami ? Porto Alegre/RS
EEI Vila Gaúcha
Rua Dona Maria, 50 ? Bairro Morro Santa Tereza ? Porto Alegre/RS
EEI Tia Beth
Rua 24-7, 125 ? Bom Jesus ? Porto Alegre/RS
EEI Capela Navegantes
Av. Guaiba, 3955 ? Bairro Vila Assução ? Porto Alegre/RS