Atividades calabrianas promovem encontro nacional de pastorais

No último dia dia 17, colaboradores da Equipe de Pastoral do Calábria e CPIJ participaram do Encontro Nacional das Pastorais Calabrianas. Um momento muito especial de partilha e conhecimento mútuo entre as diversas unidades de todo o Brasil. Devido a impossibilidade da realização do encontro presencial, agendado para dias 16 e 17 de abril, o encontro aconteceu via videoconferência, na qual cada Unidade apresentou suas experiências, projetos e ações pastorais.

Conforme relata o coordenador de pastoral do Calábria e CPIJ Gustavo Gobbo, foi um momento muito rico troca e aprendizado para todos, oportunizando o conhecimento da beleza e da diversidade daquilo que cada Unidade realiza a nível pastoral com colaboradores, beneficiários e familiares, buscando especialmente cultivar a espiritualidade e o carisma calabriano.

O momento contou com a presença do Delegado Pe. Gilberto Bertolini, que está acompanhando e orientando essa articulação nacional e também do coordenador da Coordenação de Pastoral dos Maristas (Província Sul-Amazônia) José Jair Ribeiro (Zeca), que está auxiliando na questão de gestão e metodologia pastoral.

Nos próximos dias as equipes de pastoral se reunirão novamente para dar continuidade às propostas do encontro com o objetivo de dialogar sobre o Mapeamento Pastoral (breve diagnóstico elaborado a partir um questionário respondido pelas unidades em todo o Brasil).

O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o trabalho realizado e mapear linhas de ação conjuntas a fim de criar uma maior identidade e fortalecer a atuação pastoral calabriana nas atividades assistenciais, educacionais e sanitárias.

"Esse primeiro momento de encontro foi bastante simples, mas certamente um marco importante para o início dessa organização nacional e para um caminho de fortalecimento da dimensão pastoral calabrianas em nossas unidades, buscando ser, como nos diria São João Calábria, um farol aceso na noite escura do mundo", comenta Gustavo Gobbo.