Educandos do CPIJ visitam exposição no Museu da UFRGS sobre o dia das mulheres

Educandos dos projetos do CPIJ visitaram a exposição Meninas na Ciência, no Museu da UFRGS. A atividade é uma proposta voltada para reflexão e lembrança do dia da mulher, comemorado no dia 08 deste mês.

A exposição traz em imagens e informações locais onde a presença de mulheres em carreira de Ciência e Tecnologia é considerada baixa. Os educandos e educandas foram muito bem recebidos pelos guias e mediadores do espaço, tornando a experiência ainda mais significativa.

Os jovens ficaram encantados com as possibilidades apresentadas pela exposição. Um dos painéis mais visitados foi o mural das frases, onde meninas e mulheres relatam depoimentos de situações desrespeitosas contra as mulheres escutadas de professores e colegas.

Algumas frases chocaram os educandos e os levaram a refletir sobre as vezes que ouviram ou falaram coisas parecidas. Os adolescentes sugeriram que realizássemos a construção de um mural no mesmo estilo na instituição. Os registros fotográficos da saída foram feitos pela educanda Lia (Turma Respeito), que havia participado de uma oficina de fotografia no CPIJ no final do ano passado.