Jornal: a instituição através do olhar dos educandos

Educandos do projeto educação integral tiveram o grande desafio em redigir um jornal do CPIJ, com notícias, entrevistas, ilustrações realizadas de forma totalmente artesanal. O educador apresentou aos educandos todos os passos necessários para a elaboração de um jornal, criaram pautas, realizaram reuniões criaram grupos de discussão e saíram a campo para colher informações para o impresso.

Os Jornais criados pela turma têm uma identidade própria, pois foram confeccionados sem uso de tecnologias digitais. Isto explorou as capacidades criativas e estratégias para diagramação a fim que os conteúdos ficassem distribuídos harmonicamente.

Esta primeira interação com a elaboração de um jornal totalmente offline poderá render a elaboração de um jornal digital da turma e ter fechamento com visita ao jornal do bairro para que os educandos possam compreender de forma prática a elaboração deste veículo de mídia.

Segundo a educadora da turma Nathalie da turma, a proposta permitiu aos educandos exercitar sua escrita e leitura, de modo que foi muito significativa, pois além das aprendizagens os educandos divertiram-se muito.

"Acreditamos em uma metodologia que permita aos educandos serem protagonistas de seu próprio conhecimento, que permita ao educando desenvolver suas capacidades autônomas em sintonia com o cuidado e respeito ao ambiente que se encontra, priorizando as boas relações e cuidados para uma vida sustentável e sadia", comenta Nathalie