Cursos profissionalizantes mudam a vida de educandos do CPIJ

De toucas brancas, e uma agitação que lembra grandes cozinhas profissionais, não é difícil de notar os educandos do curso profissionalizante de padaria e confeitaria do CPIJ. Os jovens são animadíssimos e rapidamente começam a colocar em prática receitas e produções típicas de pratos vistos no curso.

A equipe de reportagem do Calábria e CPIJ acompanhou as atividades do curso durante um dia todo no último mês. A turma mais parece uma equipe, um time bem entrosado, de tanta organização, proatividade e trabalho cooperativo empregado nas atividades.

Na chegada, os educandos são orientados sobre as receitas do dia. O professor Ruben distribui as tarefas e mistura teoria e prática para mostrar como preparar os deliciosos alimentos.

Toda a animação, dedicação e superação não vem à toa. Em conversa com os educandos, várias são as histórias de mudança de vida em apenas pouco mais de 4 meses de curso. O jovem Everson Pereira, 14 anos, contou que produz risolis para a família toda e também já obtém lucro com vendas e distribuição doméstica dos produtos realizados.

?Quero fazer um curso de corte de cabelo. Sem deixar os estudos, aproveito os conhecimentos do curso no CPIJ para guardar minhas economias?, comenta Everson, que em nenhum momento se distraiu da produção dos pães que estava fazendo.

O curso está presente no dia a dia dos educandos

A educanda Camily, 15 anos, lembra que com os conhecimentos do curso fez uma lembrança de aniversário para uma professora especial. ?Aproveitei que o sor Ruben ensinou o pão de queijo e produzi vários de presente para minha professora da escola. Sobraram alguns? E acabei vendendo. Foi um sucesso?, comemora.

Educador trabalha com foco na organização e cooperação

O educador Ruben é uma figura à parte do curso de padaria e confeitaria. Com um tom sério, porém afetivo, os educandos logo são cativados e orientados sobre a importância das atividades. O respeito e reconhecimento é logo visto nas propostas, que contam com muito trabalho em equipe, alegria e cooperação.

Liderança e protagonismo são ferramentas importantes no curso

No meio de todas as mesas, que estão recebendo os ingredientes para diversas produções, um dos educandos chamou a atenção da equipe pela agilidade, confiança e organização pessoal empenhadas na atividade. O educando Jonathan, 15 anos, demonstrou agilidade, presteza para ajudar os colegas e domínio das principais técnicas ensinadas pelo educador.

?Já produzi mais de 400 salgados com ajuda da minha família para colaborar com uma festinha de aniversário. Treinamento. Acho que salgados desses podem ser vendidos por R$ 1 ou até R$ 3 dependendo do tamanho?, avalia Jonathan, que complementa ?um dia quero vir trabalhar no CPIJ. Já vi que muitos ex-alunos tem uma carreira bonita aqui?.

Informática também tem destaque no projeto

Assim como o curso de Padaria, o projeto Educação Integral de cursos profissionalizantes também conta com Manutenção de Computadores. A equipe de reportagem do CPIJ e Calábria em breve vai acompanhar uma atividade desse curso para trazer ainda mais histórias inspiradoras.

No entanto, uma prévia de modalidade relacionada à informática já foi realizada a partir de apoio do Ministério Público do Trabalho. E os resultados foram muito significativos e mereceram até mesmo reportagem especial> SONHO EM UM ?CLIC?: EDUCANDOS INVESTEM EM QUALIFICAÇÃO E AMIZADE PARA MONTAR EMPRESA DE FOTOGRAFIA