Educandos do Trabalho Educativo aprendem sobre Microsoft Excel

Nas últimas semanas de julho, os educandos do Centro de Promoção da Infância e da Juventude do projeto SCFV, modalidade Trabalho Educativo, iniciaram atividades de introdução à programação, utilizando o programa de computador Microsoft Excel.

Trabalhando com visual Basic for Applications (VBA), macros e funções como SE e E, os educandos puderam explorar as ferramentas deste aplicativo de uma forma diferenciada desenvolvendo jogos e uma planilha de cadastro de clientes.

Com a planilha foi criado um formulário onde, ao clicar em um botão, surgisse uma janela de cadastro. Para desenvolver o jogo da velha e caça palavras, foram utilizadas Macros e funções SE, E, que possibilitam aninhar diversas variáveis, proporcionando, assim, que os educandos inserissem feedback no game.

Estas atividades permitiram aos educandos explorar a criatividade, raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas. Possibilitou também que exercitassem a concentração e atenção ao trabalhar com inúmeras variáveis dentro das funções.

A atividade despertou a curiosidade em relação à programação, levantou questões que permitiram aos beneficiários compreenderem as inúmeras possibilidades de um programador se inserir no mercado de trabalho.