Curso de Padaria do CPIJ é ingrediente para ex-educanda montar o próprio negócio

Com dois filhos, netos e um casamento que já dura 42 anos, Eliana Baptista Carneiro, 63, saiu do curso Profissionalizante de Padaria do CPIJ direto para realizar o sonho de montar seu próprio negócio. (Veja o depoimento em vídeo).

O empreendimento se chama América Bar. E não é para menos, pois fica localizado em um marcante ponto da cidade, em frente à arena do tri campeão da América, Grêmio, no bairro Humaitá.

Eliana é moradora da Restinga há mais de 32 anos. Trabalhou em órgãos públicos - onde se aposentou -, instituições privadas na área da saúde e, agora, é empreendedora, como afirma, graças ao curso de padaria do CPIJ do ano passado - 2017.

"Eu recomendei para cinco pessoas, depois que eu fiz o curso. Acho uma oportunidade muito grande para moradores da comunidade. Afinal não tem custo nenhum.", enfatiza Eliana.

Eliana esclarece que em dia de jogo tem os melhores rendimentos. No Grenal 415, por exemplo, vendeu todos os salgados disponíveis. "Sou colorada. A família toda é. Mas somos profissionais", disse, em tom humorado, após ser questionada sobre qual é o time do coração.

Superação de vida

Mas não foi apenas com as receitas de doces e salgados que aprendeu no curso - dentre as quais afirma ser o "mexicano" sua melhor especialidade - que conquistou este objetivo. Foi a dedicação, o amor e a busca por cursos de qualificação que lhe renderam os melhores ingredientes para a produção do alimento mais saboroso: a superação de vida.

"Meus dois filhos estiveram aqui (no CPIJ). E agora os netos. São mais de 30 anos de história. O curso fez uma grande diferença pra mim. Graças a este estudo, consegui montar minha microempresa". Com um carisma singular e sorriso sempre presente no rosto, Eliana faz parte das centenas de pessoas que já passaram pelo respectivo curso e que hoje são qualificadas para empreender ou incrementar suas próprias atividades diárias.

Para informações sobre os cursos, entre em contato com a secretaria do CPIJ, no 51 3250 1277. A acompanhe novidades e oportunidades na página oficial @cpij.org.br.

Veja também: Serviço de Atendimento à Família do CPIJ realiza primeira oficina do ano.